I Encontro FONAPRACE Regional Sudeste 2019

Ações Afirmativas e permanência de estudantes cotistas no Ensino Superior

Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis 2019

Bem vindos ao I Encontro FONAPRACE (Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis) Regional Sudeste 2019. Nesse site você encontrará todas as informações necessárias para a sua inscrição e participação no evento. Também será possível encontrar dicas de acomodação, transporte, refeição, lazer e turismo de nossa região. Esperamos que tenha uma boa estada e um proveitoso evento!

24/04/2019 a 26/04/2019 São Bernardo do Campo/SP

IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

Cronogramas de Apresentações

​​Cronograma de Relatos de Experiências >>

Cronograma de Comunicações de Pesquisa >>

Resumos dos trabalhos apresentados >>

O IV Congresso Nacional de Formação de Professores - CNFP integrado ao XIV Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores - CEPFE, promovido pela Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, será realizado no período de 24 a 26 de setembro de 2018 no Hotel Majestic, Águas de Lindóia - SP, tendo como tema central "Inovação e Tradição - preservar e criar na formação docente". O Congresso pretende reunir docentes e pesquisadores de ensino superior, estudantes de graduação e de pós-graduação, da área de formação de professores e políticas educacionais, bem como professores da educação básica.

Em sentidos múltiplos tradição e inovação, condensam um desafio presente no “que fazer” da formação de professores e nos embates da atual situação política e educacional brasileiras. Diante desta constatação, se indaga acerca do que é preciso conservar, cultivar e preservar? Em que se pode ou se deve inovar, criar, inventar? Tais questões acompanham desde há muito a formação de professores. A intensidade ou urgência atual de constituir caminhos e respostas é maior hoje ou estamos reeditando desafios já vividos? Para alguns mais céticos talvez não haja muito a continuar. Para outros, talvez, não se consiga criar novos modos de formação.

Estas questões importam para nos advertir sobre a necessidade de saber da história, que em muitos sentidos pode nos ajudar a conceber o espaço dos possíveis na construção de vias político-educacionais. Num cenário de tal ordem é que cabe interrogar acerca das possibilidades de inovar e preservar. Por um lado, dimensões do progresso tecnológico e de sua pervasividade na vida cotidiana atualmente exigem alterações e inovações nos padrões de formação e de ensinar.  Tema do Congresso e da Conferência de Abertura - Inovação e Tradição - preservar e criar na formação docente. Por outro, sabe-se que alguns modos e regras de ação revelam-se frutíferos nos processos de formação docente, associem-se eles diretamente à transmissão de conhecimentos de disciplinas consagradas ou à críticas/problematizações férteis das relações entre cognição e performance.

Comissão Organizadora

24/09/2018 a 26/09/2018 Águas de Lindóia/SP

2º Workshop Novas Tecnologias de Caracterização de Alta Resolução Aplicadas à Investigação Ambiental

Workshop voltado à profissionais e estudantes de pós-graduação envolvidos em trabalhos de investigação ambiental de áreas contaminadas para a apresentação de novas tecnologias que podem ser aplicadas na Caracterização em Alta Resolução de Áreas Contaminadas (High Resolution Site Characterization - HRSC), com base na Decisão de Diretoria  Nº 038/2017/C.

10/07/2018 a 13/07/2018 Rio Claro/SP