1ª CONFERÊNCIA IBEROAMERICANA e 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EMPREGO APOIADO

A UFABC, a ABEA e suas entidades associadas convidam para a 1ª CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA e 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EMPREGO APOIADO: CARACTERÍSTICAS, INTERFACES E CONDIÇÕES SOCIOPOLÍTICAS DE APLICAÇÃO E DISSEMINAÇÃO.

A ideia que impulsa a realização da 1ª Conferência Ibero-Americana e o 3º Seminário Internacional de Emprego Apoiado consiste em continuar a memória, discussão e perspectivas provenientes de anteriores seminários internacionais realizados no Brasil, inserindo-se no movimento mundial do Emprego Apoiado, no seio do qual se organizam as Conferências mundiais e Europeias de Emprego Apoiado.

La idea que impulsa la realización de la 1ª Conferencia Ibero-Americana y el 3º Seminario Internacional de Empleo con Apoyo consiste en dar continuidad a la  memoria, debates y perspectivas provenientes de seminarios internacionales anteriores que tuvieron lugar en Brasil; buscando la inserción en el movimiento mundial del empleo con apoyo, dentro del cual nacen las Conferencias mundiales y europeas sobre el tema.

The idea behind the 1st Ibero-American Conference and the 3rd International Supported Employment Seminar is to continue the memory, discussion and perspectives of previous international seminars held in Brazil, as part of the worldwide Supported Employment movement of which the World and European Supported Employment Conferences are organized.

Datas importantes
De 15 de outubro a 18 de novembro de 2019:  Prazo de submissão de resumos de trabalhos e experiências.
30 de novembro de 2019: Comissões organizadoras divulgam resultado da avaliação dos resumos / Sistema abre para pagamento de inscrições.
De 30 de novembro de 2019 até 31 de dezembro de 2019: Inscrição e cadastramento de apresentadores(as) dos trabalhos e experiências.
De 30 de novembro de 2019 até 02 de março de 2020: Envio dos artigos completos, relatos de experiências e pôsteres.
31 de março de 2020: Fim do período de inscrições online.

15/04/2020 a 17/04/2020 Santo André/SP

I Encontro FONAPRACE Regional Sudeste 2019

Ações Afirmativas e permanência de estudantes cotistas no Ensino Superior

Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis 2019

Bem vindos ao I Encontro FONAPRACE (Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis) Regional Sudeste 2019. Nesse site você encontrará todas as informações necessárias para a sua inscrição e participação no evento. Também será possível encontrar dicas de acomodação, transporte, refeição, lazer e turismo de nossa região. Esperamos que tenha uma boa estada e um proveitoso evento!

24/04/2019 a 26/04/2019 São Bernardo do Campo/SP

IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

Cronogramas de Apresentações

​​Cronograma de Relatos de Experiências >>

Cronograma de Comunicações de Pesquisa >>

Resumos dos trabalhos apresentados >>

O IV Congresso Nacional de Formação de Professores - CNFP integrado ao XIV Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores - CEPFE, promovido pela Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, será realizado no período de 24 a 26 de setembro de 2018 no Hotel Majestic, Águas de Lindóia - SP, tendo como tema central "Inovação e Tradição - preservar e criar na formação docente". O Congresso pretende reunir docentes e pesquisadores de ensino superior, estudantes de graduação e de pós-graduação, da área de formação de professores e políticas educacionais, bem como professores da educação básica.

Em sentidos múltiplos tradição e inovação, condensam um desafio presente no “que fazer” da formação de professores e nos embates da atual situação política e educacional brasileiras. Diante desta constatação, se indaga acerca do que é preciso conservar, cultivar e preservar? Em que se pode ou se deve inovar, criar, inventar? Tais questões acompanham desde há muito a formação de professores. A intensidade ou urgência atual de constituir caminhos e respostas é maior hoje ou estamos reeditando desafios já vividos? Para alguns mais céticos talvez não haja muito a continuar. Para outros, talvez, não se consiga criar novos modos de formação.

Estas questões importam para nos advertir sobre a necessidade de saber da história, que em muitos sentidos pode nos ajudar a conceber o espaço dos possíveis na construção de vias político-educacionais. Num cenário de tal ordem é que cabe interrogar acerca das possibilidades de inovar e preservar. Por um lado, dimensões do progresso tecnológico e de sua pervasividade na vida cotidiana atualmente exigem alterações e inovações nos padrões de formação e de ensinar.  Tema do Congresso e da Conferência de Abertura - Inovação e Tradição - preservar e criar na formação docente. Por outro, sabe-se que alguns modos e regras de ação revelam-se frutíferos nos processos de formação docente, associem-se eles diretamente à transmissão de conhecimentos de disciplinas consagradas ou à críticas/problematizações férteis das relações entre cognição e performance.

Comissão Organizadora

24/09/2018 a 26/09/2018 Águas de Lindóia/SP