IX CBAMA: Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada

O IX CBAMA – Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada – SOBAMA e o Seminário de Esportes Inclusivos, Participativos e de Lazer são eventos promovidos a partir da parceria SOBAMA – Sesc Thermas de Presidente Prudente – UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE. Os eventos ocorrerão simultaneamente e serão realizados nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro de 2014, na F.C.T Unesp, campus de Presidente Prudente.

22/10/2014 a 25/10/2014 Presidente Prudente/SP

I Encontro sobre Educação de Surdos e formação de TILS do Oeste Paulista

A Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, vem sendo expandida cada vez mais, depois do reconhecimento da lei 10.436/02 que protege os direitos dos surdos, principalmente no meio educacional. Com a aprovação da lei citada e do decreto 5.626/05 houve a necessidade de criar a lei 12.319/10 que aprova atuação dos interpretes de Libras enquanto profissão. Isso resultou no aparecimento de muitos interessados em ingressar nesta nova área. Contudo, mesmo após dez anos da lei, ainda faltam cursos, oficinas de capacitação e até congressos que incentivem os profissionais em ascensão na região do Oeste Paulista. Hoje no Brasil existe apenas graduação em Letras/Libras na modalidade presencial em Florianópolis/SC e Goiás/GO, há congressos a cada dois anos, mas geralmente em capitais longe da nossa região o que impossibilita a participação frequente desses profissionais nesses eventos. Levando em conta a dificuldade de realização e indisponibilidade de horário da maior parte dos profissionais para a realização cursos de capacitação de longa duração, e a necessidade de minicursos e oficinas que possam aperfeiçoar e sanar dúvidas dos profissionais, será realizado, em Presidente Prudente/SP, um Encontro para reunir os profissionais e interessados em LIBRAS para discutir temas que envolvem a profissão e oferecer oficinas de aperfeiçoamento para incentivar a continuidade dessas pessoas na área.

05/09/2014 a 07/09/2014 Presidente Prudente/SP

IV SEAJEST e XVI Semana da Estatística: 30 anos do Curso de Estatística

Neste ano de 2014, o Curso de Estatística da FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente, completa 30 anos de existência e em comemoração a esta data memorável a EJEST (Empresa Júnior de Estatística), a Coordenação do Curso de Estatística e o Departamento de Estatística se juntaram para realizar o IV SEAJEST (Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST) e a XVI Semana da Estatística em um único evento. O evento contará com palestras nas mais variadas áreas da aplicação estatística, como na área financeira, tecnológica, da psicologia, do empreendedorismo, dentre outras. O evento traz também a participação de nossos alunos através da apresentação de cases e trabalhos científicos em pôsteres, contará também com ex-alunos que já estão inseridos no mercado de trabalho ou no âmbito acadêmico para discussões de suas experiências na Mesa redonda. Além de três minicursos, sendo todos de softwares considerados essenciais para o currículo do estatístico, "SAS", "SQL" e "R". Durante as noites ocorrerão atividades para os participantes, assim como na abertura que haverá um coquetel e no sábado (último dia de evento), uma confraternização, visando uma maior interação entre alunos, professores e palestrantes. A realização do evento será no período de 26 a 31 de Maio de 2014, na FCT/UNESP, Presidente Prudente (SP). Local de Realização Faculdade de Ciência e Tecnologia/UNESP Rua Roberto Simonsen, No. 305 – Presidente Prudente, SP Telefone: +55 18 3229-5413 Público Alvo Pesquisadores, profissionais e estudantes do Curso de Graduação em Estatística e de áreas afins, e comunidade interna e externa à FCT, interessada em desenvolvimento e aplicações da Estatística.

26/05/2014 a 31/05/2014 Presidente Prudente/SP