2º Workshop Novas Tecnologias de Caracterização de Alta Resolução Aplicadas à Investigação Ambiental

Workshop voltado à profissionais e estudantes de pós-graduação envolvidos em trabalhos de investigação ambiental de áreas contaminadas para a apresentação de novas tecnologias que podem ser aplicadas na Caracterização em Alta Resolução de Áreas Contaminadas (High Resolution Site Characterization - HRSC), com base na Decisão de Diretoria  Nº 038/2017/C.

 

Programação Atividade Local Ações
08:30 - 09:45CredenciamentoCentro de Estudos Ambientais - CEA
09:45 - 10:00Coffee BreakCentro de Estudos Ambientais - CEA
10:00 - 10:15Apresentação do Workshop. Prof. Dr. Chang Hung KiangCentro de Estudos Ambientais - CEA
10:15 - 12:00Aplicações e estudos de casos de Investigação de Alta Resolução. Prof. Dr. Chang Hung KiangCentro de Estudos Ambientais - CEA
13:30 - 15:00Geofísica de Poço - aspectos teóricos. MSc. Bruno Zanon EngelbrechtCentro de Estudos Ambientais - CEA
15:00 - 15:15Coffee BreakLaboratório de Estudos de Bacias - LEBAC
15:15 - 17:30Geofísica de Poço - Atividade PráticaLaboratório de Estudos de Bacias - LEBAC
Programação Atividade Local Ações
08:30 - 10:15Membrane Interface Probe (MIP) - aspectos teóricos. Dr. Marco A. Z. Pede, MSc. Leandro Gomes de FreitasCentro de Estudos Ambientais - CEA
10:15 - 10:30Coffee BreakCentro de Estudos Ambientais - CEA
10:30 - 12:00Hydraulic Profiling Tool (HPT) e Ferramenta Integrada MiHpt - aspectos teóricos. Dr. Marco A. Z. Pede, Dr. Miguel A. A. SotoCentro de Estudos Ambientais - CEA
13:30 - 17:30MIP / HPT / MiHpt - Atividade PráticaLaboratório de Estudos de Bacias - LEBAC
Programação Atividade Local Ações
08:30 - 10:30Ultra-Violet Optical Screening Tool (UVOST) - aspectos teóricos. MSc. Elias IslerCentro de Estudos Ambientais - CEA
10:30 - 10:45Coffee BreakCentro de Estudos Ambientais - CEA
10:45 - 11:15Optical Image Profiler (OIP) + HPT: Aspectos Teóricos - Dr. Marco PedeCentro de Estudos Ambientais - CEA
11:15 - 12:00Soil Color Optical Screening Tool (SCOST) - aspectos teóricos. MSc. Elias IslerCentro de Estudos Ambientais - CEA
13:30 - 17:30UVOST / SCOST / OIP - Atividade PráticaLaboratório de Estudos de Bacias - LEBAC
Programação Atividade Local Ações
08:30 - 09:30X-Ray Fluorescence (XRF) - aspectos teóricos. MSc. Roger Dias GonçalvesCentro de Estudos Ambientais - CEA
09:45 - 10:00Coffee BreakCentro de Estudos Ambientais - CEA
10:00 - 11:00X-Ray Diffraction (XRD) - aspectos teóricos. MSc. Roger Dias GonçalvesCentro de Estudos Ambientais - CEA
11:00 - 12:00Earth Volumetric Studio (EVS) - aspectos teóricos. Dr. Elias Hideo TeramotoCentro de Estudos Ambientais - CEA
13:30 - 17:30XRF / XRD - Atividade PráticaLaboratório de Estudos de Bacias - LEBAC

PALESTRANTES

Chang Hung Kiang

Professor Titular no Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE/UNESP) e coordenador do Laboratório de Estudos de Bacias (LEBAC), desde sua criação em 2002. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas a Recursos Hídricos, Diagnóstico Ambiental, Análise de Risco e Remediação, Geologia de Petróleo, Modelagem Geoquímica e Termomecânica de Bacias Sedimentares.

Apresentação do Workshop e Palestra "Aplicações e estudos de casos de Investigação de Alta Resolução"

Marco Aurélio Zequim Pede

Geólogo e Doutor em Geociências e Meio Ambiente (2009) pela UNESP. Sócio-fundador da empresa ISR - In Situ Remediation, que atua na remediação de solos e águas subterrâneas. Pesquisador/Consultor da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (LEBAC/FUNDUNESP), atuando em Hidrogeologia, Remediação, Caracterização Hidrogeológica.

Apresentação das Técnicas Membrane Interface Probe (MIP), Hydraulic Profiling Tool (HPT) e ferramenta integrada MiHpt

Leandro Gomes de Freitas

Engenheiro Ambiental e Mestre em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (2017). Atualmente é pesquisador do Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas do Centro de Tecnologias Geoambientais do IPT. Possui experiência em estudos limnológicos, projetos de educação ambiental e no gerenciamento de áreas contaminadas (investigação geoambiental, avaliação de risco toxicológico à saúde humana, elaboração de planos de intervenção e seleção de técnicas de remediação).

Apresentação da Técnica Membrane Interface Probe (MIP)

Elias Isler

Geólogo e Mestre em Geociências e Meio Ambiente UNESP (2014). Atualmente é pesquisador na FUNDUNESP/LEBAC na área de Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Doutorando na temática de avaliação de contaminação de hidrocarbonetos trapeados por meio da técnica de fluorescência induzida por laser (LIF).

Apresentação das técnicas Ultra-Violet Optical Screening Tool (UVOST) e Soil Color Optical Screening Tool (SCOST)

Elias Hideo Teramoto

Geólogo e Doutor em Geociências e Meio Ambiente (2015) pela UNESP. Pesquisador da FUNDUNESP atuando no LEBAC em pesquisas sobre Transporte Reativo de Contaminantes Orgânicos, Atenuação Natural de Compostos BTEX. Experiência em Investigação Ambiental de Áreas Contaminadas por Hidrocarbonetos, Remediação de Áreas Contaminadas, Simulação Numérica de Fluxo de Águas Subterrâneas, Caracterização Hidrogeológica e Formulação de Modelos Conceituais para grandes sistemas aquíferos brasileiros.

Apresentação do software de modelagem Earth Volumetric Studio (EVS)

Roger Dias Gonçalves

Geólogo e Mestre em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (2016). Pesquisador da FUNDUNESP atuando no LEBAC em projetos relacionados a Hidrogeologia de Contaminantes, Gestão de Recursos Hídricos e em Mapeamentos de Campo (Sedimentologia, Estratigrafia, Estrutural). Atualmente especializa-se no uso de modelagem numérica em projetos de Hidrogeologia e Gestão de Recursos Hídricos com a utilização de softwares (FEFLOW, Visual MODFLOW, GMS, MIKEbyDHI e Leapfrog).

Apresentação das técnicas X-Ray Fluorescence (XRF) e X-Ray Diffraction (XRD)

Bruno Zanon Engelbrecht

Geólogo (UNESP e Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg) e Mestre em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (2017). Pesquisador no LEBAC participando de projetos de mapeamento geológico, gestão e monitoramento de recursos hídricos, hidrologia, caracterização hidrogeológica, geofísica e modelagem hidrogeológica de aquíferos cristalinos aplicando o método de elementos finitos.

Apresentação das técnicas de Geofísica de Poço

Miguel Angel Alfaro Soto

Engenheiro Civil, Doutor em Geotecnia (2004) pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP/EESC) e Pós-doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (2007). Pesquisador da FUNDUNESP atuando no LEBAC em pesquisas relacionadas a Pavimentos, Mesclas Asfálticas, Mecânica de Solos, Mecânica de Solos Não Saturados, Física de Solos, Modelos Analíticos e Simulação, Fluxo Multifásico e Hidrogeologia.

Apresentação da técnica Hydraulic Profiling Tool (HPT)

VALORES

* Valores referentes ao lote atual por categoria de inscrição. Exibir tabela com todos os valores e descontos.

Local do Evento

  • Centro de Estudos Ambientais - CEA / UNESP, câmpus Rio Claro
  • Avenida 24 A, 1515, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro - SP - Brasil
  • CEP: 13506-900

Contatos

  • E-mail : lebac.workshop@gmail.com