Eixos Temáticos

Eixo 01: Políticas e práticas de formação inicial de professores da educação básica

- Contempla trabalhos que evidenciem o debate teórico e político acerca da formação inicial de professores para as diferentes áreas do conhecimento da educação básica, ou seja, esperam-se estudos que examinem políticas, propostas e práticas na formação docente nas licenciaturas.

Eixo 02: Políticas e práticas de formação continuada e desenvolvimento profissional de professores da educação básica

- Contempla trabalhos que proporcionem a reflexão e o diálogo sobre programas e propostas dirigidas à formação continuada e ao desenvolvimento profissional de professores da educação básica, bem como sobre políticas públicas na área de gestão da educação.

Eixo 03: Formação de professores alfabetizadores e de professores da educação infantil

- Contempla trabalhos que analisem a relação entre a infância e a educação desde a educação infantil até o ensino fundamental I, que debatam as políticas para a educação da infância e para a formação de professores alfabetizadores, além de estudos relacionados aos processos de apropriação da leitura e da escrita.

Eixo 04: Políticas e práticas para a formação de professores na perspectiva da inclusão

- Contempla trabalhos que abordem propostas teóricas, práticas e políticas no âmbito de formação de professores com ênfase nos processos inclusivos, englobando investigações relacionadas à aprendizagem humana e ao ensino em diferentes contextos de atuação na educação, em suas diferentes formas de atendimento -regular e especial.

Eixo 5: Formação e desenvolvimento profissional de professores do ensino superior

- Contempla trabalhos que privilegiem a reflexão e o diálogo sobre a formação docente e o desenvolvimento profissional de professores do ensino superior. Espera-se que os trabalhos apresentem uma discussão que motive a produção do conhecimento sobre a formação profissional no locus da universidade e, inclusive, a formação dos formadores de professores.

Eixo 06: Inovações metodológicas e o uso de tecnologias na formação inicial e continuada de professores

- Contempla trabalhos que evidenciem inovações metodológicas e o uso de tecnologias educacionais. Aguardam-se estudos que examinem políticas, propostas e práticas na formação inicial ou continuada de Professores, envolvendo esta área temática.