Apresentação | Temática | Corpo Editoral | Normas para publicação | Endereço de Contato | Edição Atual | Edições Anteriores | Outras informações

Anais do Evento

IV Congresso Nacional de Formação de Professores (IV CNFP)  e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (XIV CEPFE)

A Pró-reitoria de Graduação da Unesp realizou no período de 24 a 26 de setembro de 2018, o IV Congresso Nacional de Formação de Professores - CNFP e do XIV Congresso Estadual de Paulista sobre Formação de Educadores – CEPFE. Realizado bianualmente, esta edição contou com 991 inscrições confirmadas, sendo que 718 congressistas estiveram presentes no evento. Foram submetidos 871 comunicações, sendo 623 comunicações de pesquisa e 248 relatos de experiência. Após avaliação da Comissão Científica (pareceristas ad hoc), foram aceitos 645 para apresentação.

O IV Congresso Nacional de Formação de Professores - CNFP e do XIV Congresso Estadual de Paulista sobre Formação de Educadores, teve como tema central, Inovação e tradição: preservar e criar na formação docente. Em sentidos múltiplos tradição e inovação condensam um desafio presente no “que fazer” da formação de professores e nos embates da atual situação política e educacional brasileira. O que é preciso conservar, cultivar e preservar? Em que se pode ou se deve inovar, criar, inventar? Tais questões acompanham desde há muito a formação de professores. A intensidade ou urgência atual de constituir caminhos e respostas é maior hoje ou estamos reeditando desafios já vividos? Para alguns mais céticos talvez não haja muito a continuar. Para outros, talvez, não se consiga criar novos modos de formação. Com tais indagações o evento foi estruturado com Conferências, Mesas Redondas e Minicursos, apresentações de Comunicações de Pesquisa e Relatos de Experiências, seis minicursos e lançamento de livros.

Os Anais publicam os trabalhos aprovados resultantes de pesquisas e relatos de experiências realizados por pesquisadores docentes, alunos da graduação e da pós-graduação, oriundos de quase todos os estados brasileiros. Contou também com a participação de 261 docentes da educação básica paulista.

Esta publicação foi organizada contemplando os seis eixos temáticos do evento: Políticas e práticas de formação inicial de professores da educação básica; Políticas e práticas de formação continuada e desenvolvimento profissional de professores da educação básica; Formação de professores alfabetizadores e de professores da educação infantil; Políticas e práticas para a formação de professores na perspectiva da inclusão; Formação e desenvolvimento profissional de professores do ensino superior; Inovações metodológicas e o uso de tecnologias na formação inicial e continuada de professores.

O evento constitui-se num espaço fértil e profícuo de reflexões realizadas nas diferentes atividades, momentos ricos de sistematização de conhecimentos com vistas a pensar a educação, à formação docente, às práticas pedagógicas, num esforço coletivo de restaurar e revitalizar a educação e a aprendizagem discente, como recursos de melhoria da educação e de ser e estar na profissão docente.

Desejamos que todos os leitores e pesquisadores da área aproveitem ao máximo desta publicação e que a leitura possibilite importantes reflexões sobre a formação de professores no Brasil.

A Comissão Organizadora
Setembro - 2018


Eixos Temáticos