Anais do IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

ISSN

23593822

Modalidade

Relato de Experiência

Eixo

Eixo Temático 3 - Formação de professores alfabetizadores e de professores da educação infantil

Palavra Chave

Literatura infantil, Formação do leitor, Alfabetização, Letramento

Identicador

1578



FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A CORRELAÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA

Daniela Segabinazi, Alba M M Santos Lessa, Maria Gilliane De Oliveira Cavalcante

O presente trabalho objetiva apresentar o relato de experiência sobre a formação de professores e projetos de leitura literária, desenvolvido na Escola Municipal Lucia Giovanna Duarte de Melo – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da cidade de João Pessoa, na Paraíba. O período de execução é mensal, ocorrendo duas vezes por semana por meio de visitas dirigidas a práticas de contação de histórias, organização do ambiente literário, além do momento reservado à revisão da literatura selecionada para nortear o trabalho da equipe durante o planejamento pedagógico da escola. Participam das ações vinte e três professores e a equipe pedagógica, sob a assessoria de uma professora da Licenciatura de Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ressalta-se que a formação é um ação decorrente de Pesquisa pósdoutoral da citada professora, que investiga as metodologias e estratégias de leitura usadas pelos professores a partir do desenvolvimento dos projetos de leitura com seus alunos. Nesse diálogo, entre a escola e a universidade, encontram-se ações de estudos e práticas que abordam a leitura da literatura infantil, a mediação da leitura para formar leitores, a dimensão formativa da avaliação da leitura considerando a especificidade do texto literário e a correlação alfabetização e literatura no processo de ensino-aprendizagem da leitura. Então, a partir do que foi constatado por meio de entrevista com membros da gestão e nos encontros iniciais com os professores, considerou-se importante retomar estudos de fundamentação teórica e metodológica acerca do ensino de literatura e recepção dos textos literários conforme abordagem de Hans R. Jauss (1979) e Regina Zilberman (1988, 1989) e relativamente às estratégias e práticas de leitura ancoradas em discussões de Isabel Solé (1998), Renata J. de Souza (2010, 2011, 2017) e Juracy Saraiva(2006, 2011). Estes aportes teóricos e metodológicos são trabalhados durante a realização das oficinas a partir da leitura e discussão dos textos teóricos, mas também mediante práticas de leitura de literatura infantil; também circulam em grupo de discussão via rede social (WhatsApp). Os resultados são parciais, demonstram a necessidade de atualizar conceitos em relação a natureza e função do texto literário, quanto a leitura de imagens e o papel da ilustração na formação de leitores e, especialmente, sobre a compreensão imprescindível de que projetos de leitura literária bem elaborados e executados qualificam o aprendizado das crianças em processo de alfabetização.