Anais do IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

ISSN

23593822

Modalidade

Relato de Experiência

Eixo

Eixo Temático 3 - Formação de professores alfabetizadores e de professores da educação infantil

Palavra Chave

Palavras-chave: clássicos infantis, leitura, imaginação, formação leitora.

Identicador

1646



OS CLÁSSICOS INFANTIS: FORMAÇÃO LEITURA EM TURMAS DE SEGUNDO ANO DAS SÉRIES INICIAIS

Wiviane Alves Dias, Lucilene Maria Da Conceição Santos , Vitória Maria Trigueiro

A Escola Municipal Lúcia Giovanna Duarte de Melo, localizada no município de João Pessoa teve suas atividades iniciadas no ano de 2017, seu primeiro ano de funcionamento. Entre as ações desenvolvidas na unidade, foram elaborados alguns projetos de leitura. As turmas de 2º anos trabalharam com um projeto intitulado “Redescobrindo os Clássicos”. No projeto estavam envolvidas 5 professoras polivalentes e cerca de 150 alunos/as. O período de execução do projeto foi de março a agosto do referido ano. O principal objetivo do projeto foi despertar os alunos para a descoberta do mundo da leitura desde as series iniciais e discutir temas diferentes como “que tipos de bruxas existem? Existem só bruxas más ou existem bruxas boas também?”. O presente trabalho pretende apresentar e realizar uma discussão sobre os resultados obtidos com a execução do mesmo. O projeto trabalhou na perspectiva da inclusão da criança no mundo da leitura e da escrita, para que iniciassem o processo de alfabetização e vendo a leitura como algo que iria possibilitar a descoberta de um mundo da imaginação, na perspectiva dos clássicos infantis. Para elaboração do projeto foi preciso buscar fundamentação teórica sobre a contação de histórias e a literatura clássica desde a educação infantil, entre as quais destacamos Coelho (1998), Aguiar (2001) e Faria (2012), que ressalta que a contação de histórias traz para a criança a perspectiva da troca afetiva entre quem conta e quem ouve histórias, oportunizando o desenvolvimento de várias formas de linguagens. Com isso, acreditamos que através da leitura buscamos meios de aprimoramento do desenvolvimento do indivíduo na compreensão do sentido das palavras, na leitura e escrita e ampliação do vocabulário. Os resultados foram bem significativos, as crianças de fato se envolveram nas histórias tanto na sua contação original como nas novas versões recriadas por elas mesmas.